Blog

Aplicativo Malhas Fiscais

A Secretaria de Estado da Fazenda (SEF) irá lançar, no início de setembro, o aplicativo Malhas Fiscais. O sistema, desenvolvido pelo Grupo Especialista em Planejamento Fiscal (GPLAM), faz parte do plano de ações da Diretoria de Administração Tributária (DIAT) e irá otimizar os trabalhos no combate à sonegação fiscal. O objetivo é buscar valores que foram omitidos do Fisco e a regularização de pendências que podem ou não reverter em recursos aos cofres estaduais.

“O aplicativo irá fortalecer o relacionamento entre fisco, contabilista e contribuinte, para prevenir aplicação de penalidades gravosa, oferecendo todas as possibilidades necessárias e tempo suficiente à autorregularização”, afirma a diretora da DIAT, Lenai Michels.

Na quarta-feira (12), auditores fiscais realizam uma reunião virtual com a participação de diretores da SEF e mais de 100 contabilistas para explicar o funcionamento do aplicativo e outras funcionalidades do Sistema S@T.

Malhas Fiscais

A partir do lançamento do sistema, contabilistas cadastrados na SEF poderão visualizar, através da aplicação S@T Auditoria - Malhas Fiscais, as inconsistências relativas aos clientes, resultantes do cruzamento das informações dos documentos fiscais eletrônicos, como Nota Fiscal (NF-e), Conhecimento de Transporte (CT-e) e Manifesto de Documento Fiscal (MDF-e), além de declarações incluindo Escrituração Fiscal Digital (EFD), Declaração do ICMS e do Movimento Econômico (DIME), Guia Nacional de Informação e Apuração do ICMS Substituição Tributária (GIA-ST), Programa Gerador do Documento de Arrecadação do Simples Nacional – Declaratório (PGDAS-D), pagamentos, recebimentos e outras fontes de dados.

Além da aplicação on-line, que irá mostrar as possíveis irregularidades de forma dinâmica e atualizada, o novo modelo servirá também como uma ferramenta de controle de qualidade das atividades dos colaboradores do escritório contábil. Uma equipe de auditores fiscais ficará responsável pelo monitoramento e contatos constantes com os contabilistas, elucidando dúvidas e orientando a solução dos problemas.

Reunião de trabalho

Na segunda-feira (10), os 90 novos auditores fiscais estiveram reunidos em videoconferência para participar do primeiro dia do Programa de Formação. No encontro, a secretária adjunta da SEF, Michele Roncalio, apresentou a estrutura da Secretaria e os processos e fluxos de trabalho. O Programa terá duração de 12 meses, dividido em fases e ciclos. Na primeira fase, os auditores participam de um ciclo de palestras, com duração de duas semanas. Nas etapas seguintes, serão definidos cursos e treinamentos gradativos, acompanhados de atividades profissionais com grau crescente de complexidade, programadas e planejadas pela Comissão de Formação do concurso.

Fonte: Secretária de Estado da Fazenda

J&J Contabilidade e Assessoria - Todos os direitos reservados Mafraweb