Blog

Saiba quais são os relatórios contábeis mais utilizados pelas empresas, para a gestão de seus negócios

A contabilidade de uma empresa proporciona, relatórios que resumem a movimentação ocorrida em determinado período. Esses relatórios são úteis para fins internos e externos. Internamente, serão importantes para auxiliar na tomada de decisão dos gestores financeiros e, externamente, os relatórios irão prestar contas para partes interessadas, como o nosso governo. Os demonstrativos financeiros são os relatórios da área de finança da sua empresa. Eles demonstram, com clareza, diversos dados importantes relativos à administração do seu negócio. A seguir, iremos falar de alguns demonstrativos financeiros mais utilizados pela maioria das empresas.

Balanço patrimonial - BP

O balanço patrimonial é o demonstrativo financeiro que analisa o equilíbrio do patrimônio. Compara os valores do ativo em relação ao passivo somado ao patrimônio líquido. Para calcular o seu balanço patrimonial, basta fazer uma análise com a seguinte fórmula: Ativo = Passivo + Líquido. Se o resultado dessa conta apresentar algum desequilíbrio, quer dizer que há um lucro ou prejuízo na contabilidade da empresa.

Demonstração do Resultado do Exercício – DRE

A DRE é um dos demonstrativos financeiros mais importantes dentro de uma empresa. Isso ocorre porque, primeiramente, essa é uma obrigação segundo a nossa legislação. As empresas devem apresentar esse relatório anualmente. Nesse sentido, vale destacar que a DRE demonstra todas as movimentações realizadas no período analisado e, ainda, nos traz uma análise dos resultados da empresa. Dessa forma, é possível verificar, por meio da DRE, se a empresa teve prejuízo ou lucro com as movimentações realizadas. Muitas empresas fazem uso deste demonstrativo em um período menor: às vezes esse período é mensal ou trimestral. Usualmente, o objetivo de utilizar a DRE em um período menor é prestar auxílio no controle interno da empresa.

Demonstração de Fluxo de Caixa – DFC

A Demonstração de Fluxo de Caixa, também chamada de DFC é uma das ferramentas relativas à contabilidade que você precisa ter conhecimento para que saiba tudo sobre contabilidade. Para que se entenda o que é DFC, é preciso entender o que é fluxo de caixa. Fluxo de caixa é a movimentação da empresa. Nesse fluxo, são registradas todas as entradas e saídas realizadas em determinado período. Sendo que as entradas são as receitas que a empresa obtém, seja através da venda de produtos ou serviços ou, ainda, através do recebimento de empréstimos. Também pode ser considerada entrada o investimento de acionistas na empresa. As saídas, por outro lado são todos os valores despendidos pela empresa, geralmente, para pagar suas contas. Dessa maneira, a Demonstração do Fluxo de Caixa irá apontar as movimentações ocorridas, bem como a origem dos valores e recursos que a empresa possui e a maneira como foram utilizados.

Balancete de Verificação

Esse demonstrativo é elaborado depois do balanço patrimonial, isso porque no balancete constam os valores do patrimônio e de resultado, além do saldo final. O balancete de verificação é uma ferramenta muito importante que deve ser utilizada por qualquer empresa que busca ter uma vida financeira saudável. Vale destacar, esses demonstrativos são essenciais para que a gestão da sua empresa seja eficaz e alcance os resultados esperados.

Disponível em: www.jornalcontabil.com.br

J&J Contabilidade e Assessoria - Todos os direitos reservados Mafraweb